GERAL

 

- Bruno, em quanto tempo terei acesso às aulas?

 

Você terá acesso imediato aos 4 módulos e 1 novo módulo será publicado a cada 10 dias, num total de 8 módulos. Você terá 1 ano de acesso, mais do que suficiente para assistir as aulas e colocar o plano em prática, mas de qualquer forma, o acesso pode ser renovado por mais 1 ano.

 

- Bruno, em quanto serei capaz de iniciar os trabalhos para publicar o meu curso?

 

Se seu empenho e dedicação for máxima, em força total, você terá assistido todas as aulas em 1 mês e estará colocando em prática em 2 meses. O que percebemos no mercado e entre os meus alunos, é que os primeiros resultados serão em, no mínimo, 6 meses e excelentes resultados ocorrem em até 1 ano (mas nada impede que seja antes, mas nada impede que seja depois também, tudo depende do seu esforço e na aplicação correta do que for ensinado).

 

- Bruno, para montar cursos online, eu preciso ter uma pós-graduação, uma especialização ou algo do gênero?

 

De forma alguma. Para fazer cursos livres não é exigido nenhuma formação. Você pode começar inclusive sem graduação alguma ;)

 

- No que diz respeito em ministrar aulas e abrir uma empresa, para que eu possa fazer o certificado do curso, o que eu precisaria, Bruno? Apenas o CNPJ ou o professor (no caso, eu) tem que ter um curso superior, pós-graduação, etc?

 

Você precisaria apenas de uma impressora e uma caneta. Você imprime o certificado e assina. Não há nenhuma lei no Brasil que obrigue cursos livres a serem ministrados por professores formados, sequer ter CNPJ para isso. E o MEC não regula emissão de CERTIFICADO, todos são livres para emitir certificado, o que não podemos é emitir DIPLOMA sem passar antes pela regulamentação do MEC.


- Bruno, preciso ter CNPJ para emitir certificado?

 

Para gerar um certificado, você precisa somente de uma impressora e um editor gráfico para criar seu certificado. Depois de impresso, você assina e entrega. Não tem nenhuma lei que regule certificado. Não precisa de CNPJ, MEI, de nada. O que você não pode emitir é DIPLOMA. Apenas instituições autorizadas pelo MEC e que compreendem o ensino regular (fundamental, médio, superior, mestrado, doutorado, técnico-profissionalizante) podem conferir diploma. Já certificado todos os demais cursos podem emitir.


- Bruno, você ajuda com auxílio personalizado? Exemplo, estou em dúvida de como apresentar o conteúdo: se com slides, vídeo aulas, texto. Não gosto de aparecer em vídeo. Você dá dicas relacionadas a essas questões?

 

Sim, temos alguns canais de comunicação, através do fórum e da área de comentários de cada aula onde respondo pessoalmente cada aluno e através dos encontros mensais ao vivo, onde você poderá enviar suas dúvidas através do chat ou áudio do WhatsApp.

 

- Bruno, não entendi bem a questão do software que você disponibiliza. É para sempre? É uma plataforma de membros? Tem problema de eu não usá-la? Vou perder aprendizado?

 

Não ofereço uma plataforma de membros. Eu mostro as três maneiras de se publicar um curso que eu testei, pois, a ideia do Viver de Curso é entregar para o aluno exatamente todos os processos que utilizo em minha empresa EAD.


Bruno, você recomenda o Moodle como plataforma de cursos?

 

Eu já usei o Moodle e não tive uma boa experiência. Além de ter uma interface muito antiga e engessada, consome bastante servidor, a ponto de deixá-lo lento e prejudicar o aluno.


- Bruno, é necessário a pessoa ser especialista em um assunto, sem precisar de ter que contratar um especialista para ajudar a fazer um curso online? Eu poderia sem experiência no produto, montar o produto e vender?

 

Então, existem dois tipos de especialista. O especialista por pesquisa e o especialista por experiência. O especialista por pesquisa é aquele estudioso que faz uma pesquisa intensa ao ponto de se tornar um especialista por isso. Por exemplo, um cara que há 3 anos pesquisa o uso do cheiro no marketing. Um cara desses, mesmo não tendo experiência prática, mas ter estudado a fundo o assunto, já se torna um especialista. Nesse caso, o cara tem que estudar a fundo o assunto para dominar esse assunto a ponto de poder ensinar e responder dúvidas sem rodeios. Agora a outra possibilidade, a mais rápida, é fazer uma coprodução com aquele que já é especialista. Você produz o curso online e o especialista entra com conteúdo e suporte.


ACESSO


- Bruno, fiz o pagamento e recebi a confirmação. Mas não recebi o email com os dados. Como faço para acessar o curso?


Para acessar a sua área de aluno, basta acessar o link abaixo:

http://viverdecurso.maestrus.com/ead/gestao-usuarios/esqueci-minha-senha/


Preencha com seu endereço de e-mail e o sistema enviará instruções para criação de sua senha.


Uma vez criada a senha, dirija-se para a área de aluno através do link abaixo:

http://viverdecurso.maestrus.com/


Você já terá acesso imediato ao módulo 1 num total de 8 módulos. As aulas aparecerão na sequência no menu de aulas que fica do lado esquerdo da sua área de aluno. 


É fundamental que você assista a aula de introdução. Nesta aula irei explicar como funcionará o curso e revelarei uma surpresa no final do vídeo que você irá gostar muito. ;)


EQUIPAMENTOS E PROGRAMAS

 

- Bruno, que tipo de suporte ou câmera devo comprar de modo que a filmagem seja feita de cima? Quero ensinar escrevendo no papel.

 

Você pode usar celular com tripé de celular ou aquelas garras que agarram na mesa numa ponta e na outra ponta fica o celular. Depois disso, basta apontar para a mesa, colocar uma iluminação na esquerda e na direita, uma iluminando o papel e outra iluminando a sombra da sua mão para eliminar essa sombra. Para encontrar essas garras, basta colocar no Google Imagens “garras celular” e pronto ;)

 

- Bruno, quais programas você me indica para fazer e-books e edição de imagens e vídeos?

 

Uso para vídeo o Adobe Premiere, After Effects e Camtasia. Para edição de imagens e e-book, Photoshop, Illustrator, Corel Draw e Fireworks, dependendo do trabalho que vou realizar.


- Bruno, quero montar um computador para começar a fazer meus cursos. O que você me recomendaria, para começar?


Uma configuração mínima fundamental é:

Processador i5 em diante, Memória 8GB em diante e o mais importante de todos: HD SSD. Se possível um HD grande onde todos os seus programas e arquivos, sobretudo os programas de edição de vídeo e os próprios vídeos brutos fiquem no SSD. Trata-se de um tipo de HD absurdamente mais rápido do que um HD Sata comum. A placa de vídeo pode ser a mesma que eu uso, uma Geforce GTX 760.

Prefira desktop do que Notebook. Tudo que você encontrar para desktop vai ser melhor, mais rápido e mais barato do que um laptop.


- Bruno, tenho um site no Wordpress e comprei um plugin na área de membros que se integra com o Hotmart. Posso fazer o curso e instalar o plugin que eu já comprei?

  

Pode. Mas no caso do Viver de Curso, não daria suporte para este plugin. No Viver de Curso mostro três possibilidades de você publicar um curso, um utilizando o Wordpress mas com um plugin gratuito e outras duas possibilidades com software online pagos.

 

- Bruno, com o Viver de Curso eu vou aprender a fazer uma página de vendas?


 Sim. O Viver de Curso possui algumas aulas onde ensino a trabalhar com o LeadLovers no envio de emails e também a criar páginas de vendas.


DICAS

 

- Bruno, estou planejando montar um curso e gostaria de saber se é melhor criar uma página no Facebook desde para que eu possa ir postando meus trabalhos para ir criando credibilidade ou eu consigo vender meu curso depois de pronto apenas com a divulgação dele sem uma página anterior?

 

Das duas formas citadas, você conseguirá atingir o objetivo mas terá melhores resultados se você já começar a produzir conteúdo e divulgar seu nome, conquistando seguidores. ;)

 

- Bruno, quero abrir uma empresa de curso online. Terei um custo alto para contratar uma empresa para isso? E os custos de impostos, tributos e taxas, formalização?

 

Assista a esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gXIiWLH4lLE

 

Ele pode ajudar nessa questão ;)